O campista Gabriel Mec, de 16 anos, uma das maiores promessas do Grêmio, foi convocado pelo técnico Dudu Patetuci, nesta segunda-feira (10), para defender a Seleção Brasileira Sub-17 nos amistosos com o Equador. As partidas serão realizadas nos dias 24 e 27 de fevereiro, em Guayaquil. O atacante e mais 22 atletas vão se apresentar no dia 20 deste mês, no Rio de Janeiro. A delegação embarca na madrugada do dia 21.
Antes do primeiro amistoso, a Seleção treinará nos dias 21, 22 e 23. Após o duelo com os equatorianos, a equipe treina nos dias 25 e 26. Atletas e comissão técnica retornarão ao Brasil no dia 28.
As partidas fazem parte da preparação do Brasil para a disputa do Conmebol Sub-17, que será realizado na Colômbia, de 27 de março a 12 de abril. No Grupo B da competição, a Amarelinha enfrenta na primeira fase Equador, Venezuela, Uruguai e Bolívia. Todos os jogos acontecerão no Estádio Jaime Morón, em Cartagena. O torneio garante sete vagas na Copa.
Gabriel Mec vive a expectativa de atuar na Copa do Mundo Sub-17, que, a partir de 2025, será organizada anualmente e passará a contar com 48 seleções. Até 2029, o Mundial terá o Catar como sede.
Há menos de um mês, o atacante campista estreou pelo time profissional do Grêmio. A joia da base do tricolor gaúcho também foi um dos destaques do time na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025, disputando oito jogos e marcando dois gols.
O jovem é agenciado pelo pai de Neymar Jr. e já esteve próximo de se transferir para o Chelsea, da Inglaterra, por cerca de 24 milhões de euros.