Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que uma capivara foi atropelada por uma viatura da Polícia Militar, na madrugada desta segunda-feira (29), em Campos. Nesta manhã, um homem filmou o animal ferido, que estava no portão de sua casa, na Rua Prefeito Edgard Machado, no Parque Leopoldina. Ele tenta, junto aos órgãos ambientais, a remoção e um destino para o bicho.
Pelas imagens, é possível notar que o animal estava atravessando a rua no momento em que é atropelado por uma viatura. O veículo chegou a parar, mas não foi possível identificar se prestaram socorro ou não.
A equipe do Manchete RJ entrou em contato com a comunicação da Polícia Militar pedindo esclarecimentos sobre o caso, mas até o momento não obteve resposta. A Prefeitura de Campos também foi procurada, e afirmou que o caso é de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O Inea, por sua vez, afirma que a retirada tem que ser feita pela Guarda Ambiental Municipal
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que cabe à Guarda Ambiental Municipal o resgate e o devido encaminhamento do animal. O instituto já encaminhou a demanda para o ente municipal.
Veja o momento em que a capivara é atropelada clicando AQUI.
Retirada de ilegal
A capivara atropelada por uma viatura nesta madrugada foi retirada das ruas, de maneira brutal, por pessoas não autorizadas a fazer o resgate.
Em contato com a reportagem, o biólogo Bruno Lemos reprovou a atitude:
“Os animais silvestres não devem ser contidos em hipótese alguma por pessoas não treinadas. Mesmo que a intenção seja das melhores (o que não parece ser este caso), a técnica errada pode resultar no óbito do animal, como provavelmente veio a acontecer pouco tempo após o vídeo, além de ferimentos para a própria pessoa”.