Três pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (09), suspeitas de fazerem parte de um esquema de desvio de combustível da Prefeitura de Campos. As prisões foram feitas na Estrada de Brejo Grande, em Guarus, após denúncias de membros do poder executivo que desconfiavam do caso.
Uma equipe da Polícia Militar flagrou o momento em que um motorista contratado pela Prefeitura e outros dois suspeitos retiravam o combustível do caminhão, que seria para abastecer tratores, máquinas agrícolas em geral e caminhões de limpeza, usados em serviços na zona rural.
Ainda segundo informações, o motorista vendia o combustível para os outros dois suspeitos que foram detidos. A Polícia Militar encontrou galões no local, que seriam usados para transportar o produto.
Como desconfiaram do crime?
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que o Departamento de Transporte da Secretaria Municipal de Administração, é responsável pelo controle de abastecimento de combustível utilizado nos 440 veículos usados pelo órgão. Sendo assim, a partir do sistema de controle, nesta terça-feira (09), um motorista de caminhão-tanque foi flagrado desviando óleo diesel do município
Com a verificação constante dos boletos de controle, vimos que a entrada e a utilização dos combustíveis estavam dando alteração. Imediatamente entramos em contato com o comando da Polícia Militar. Após levantamento, um motorista e dois receptadores foram detidos pela PM na estrada de Brejo Grande e encaminhados à 146ª Delegacia de Polícia. No momento do flagrante, eles estavam enchendo cerca de 20 bombonas de 20 litros cada”.
disse o diretor do Departamento de Transporte, Jorge Luiz Braz
Jorge Luiz disse ainda que o caminhão-tanque tem capacidade para cerca de 3.500 litros de diesel, que é utilizado para abastecimento de caminhões e máquinas agrícolas. “Neste caso, como o caminhão segue até o interior para abastecer as máquinas, o controle no momento do abastecimento é feito de forma manual, diferentemente do que ocorre na área central do município. Ainda assim, temos planilhas e controle dos maquinários que são utilizados, como e quando”, esclarece o diretor, acrescentando que o criminoso tentou falsificar os boletos de controle.
“O município vai colaborar com as investigações para que os responsáveis sejam punidos. Agora, a Polícia Civil vai investigar o quantitativo que foi desviado e se há mais pessoas envolvidas.”, finaliza Braz.