
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Campos dos Goytacazes teve 373.543 eleitores aptos a votar nas eleições do último domingo. No entanto, foram contabilizados 292.251 votos após a apuração completa. Ou seja, 81.292 (21,76%) pessoas não compareceram às urnas e preferiram a abstenção.
Somando essa ausência aos mais de 14 mil votos brancos e nulos, cerca de 95 mil eleitores preferiram não votar em nenhum candidato para o Poder Executivo e Legislativo no município — um número expressivo.
Em relação ao resultado, a maioria dos mais de 290 mil que votaram reelegeu Wladimir Garotinho (PP) para continuar o trabalho no maior município do Norte Fluminense nos próximos quatro anos. A lista de vereadores eleitos você também pode conferir [AQUI].
Em 2020, as abstenções ultrapassaram 89 mil pessoas no 1º turno, além dos votos brancos e nulos, que somaram mais de 21 mil. No entanto, vale ressaltar que, naquele momento, o Brasil enfrentava uma crise causada pela pandemia do novo coronavírus.