Uma manifestação realizada por um grupo de mães entre outros familiares foi realizada no último sábado (18), em Cordeiro, na Região Serrana. Eles se reuniram para protestar contra uma suposta negligência médica no Hospital Municipal, envolvendo a morte de uma bebê de 1 ano e 7 meses.
A manifestação foi realizada em diversos pontos do Centro da cidade até chegar na frente do hospital. O portal Serra News noticiou que foram dois casos de mortes de crianças por suposta negligência médica no intervalo de três meses.
No caso da morte da bebê de 1 ano e 7 meses, os familiares alegam que o óbito se deve à negligência e ao diagnóstico errado. Na segunda-feira (13), a vítima foi levada à unidade hospitalar e diagnosticada com catarro no nariz. Na quarta (15) a bebê voltou ao hospital. Por fim, na sexta-feira (17), depois de passar por outro médico, a criança foi diagnosticada com bronquiolite e internada. Ela acabou falecendo instantes depois.
Indignados com a fatalidade, os familiares protestaram com cartazes como: “Só faz festa quem tem saúde”, “Falar a verdade virou mi mi mi”, “Cordeiro está doente”, “Isso não é fake news, acorda Cordeiro”, “As vidas não tem valor para as autoridades da cidade”, “SOS saúde”, entre outros.
As mensagens expostas pelos manifestantes fazem fortes críticas ao governo municipal, principalmente com relação a falta de investimentos na saúde.
A Prefeitura de Cordeiro chegou a se manifestar sobre a morte da criança. Em nota publicada nas redes sociais, foi dito que a criança foi prontamente atendida e que a equipe médica realizou todos os procedimentos necessários para estabilizar seu quadro clínico.
“Seguimos todos os protocolos médicos rigorosos e padrões de atendimento de emergência em casos de pneumonia grave. Expressamos nossa solidariedade e apoio à família. Estamos à disposição para oferecer o suporte necessário.”, publicou.
O Prefeito da cidade também chegou a se manifestar em um vídeo publicado nas redes sociais. Ele alegou que “se houve erro, será apurado”. Por fim, Leonan Melhorance se solidarizou com a família da criança.
Outro caso
Ainda conforme publicado pelo portal Serra News, o outro caso de suposta negligência médica no Hospital de Cordeiro ocorreu a semanas atrás. A unidade hospitalar teria transferido uma criança com diagnóstico errado. A avó da vítima disse que a criança pegou uma bactéria dentro do hospital. Quando foi transferida ao Rio de Janeiro, mesmo com o suporte dos médicos, a bebê não resistiu.
A avó ainda chegou a dizer que os médicos do hospital no Rio de Janeiro disseram que foi “um grande erro médico”.