
Dois clientes de um restaurante em Teresópolis sofreram queimaduras quando um garçom tentou acender uma lareira localizada no centro de uma mesa feita de tijolos. Um dos feridos continua internado, o outro foi atendido e liberado. O caso aconteceu no último final de semana.
Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que Júlio Cesar Sobrinho, 43 anos, se aproxima de um recipiente branco contendo líquido inflamável. Na volta do espaço estão cinco pessoas: três mulheres e dois homens, um dos quais em pé. Assim que o garçonete derrama o líquido na fenda existente no centro da mesa uma grande labareda sobe e atinge as pessoas.
O mais atingido pelo fogo foi Thiago Hernandez Guimarães Homem, que estava sentado, de camisa preta, bem em frente ao garçom. Após o primeiro atendimento, ele foi transferido para o Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, onde segue internado.
O mais atingido pelo fogo foi Thiago Hernandez Guimarães Homem, que estava sentado, de camisa preta, bem em frente ao garçom. Após o primeiro atendimento, ele foi transferido para o Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
“Começamos a conversar e eles nos convidaram para a mesa. A lareira já estava acesa e uma mulher que estava junto com Tiago e sua esposa pediu para reacendê-la, quando o garçom colocou o líquido houve uma explosão. Eu vi as imagens agora, nem lembrei que estava em pé, fui tudo muito rápido. Corri, tirei a camisa e fui ver como minha esposa estava”, conta Gabriel, que teve queimaduras de primeiro grau nas mãos, nos braços e no rosto.
Gabriel chegou a ficar internado no HCT e foi liberado no dia seguinte. Ele sente dores nos locais atingidos pelo fogo, mas nada comparado ao que aconteceu com Tiago.
“O que descobrimos é que o Tiago foi para o CTI com 40% do corpo queimado e teve que passar por uma cirurgia. Estamos todos torcendo muito para que ele se recupere bem e logo. A gente tinha acabado de se conhecer e já queríamos fazer um churrasco juntos com nossas famílias. Como isso aconteceu, agora temos uma ligação para sempre”, disse.
Ainda segundo Gabriel, a garçonete também sofreu queimaduras no braço. Ele disse ainda que um dos sócios do restaurante esteve no hospital e que o estabelecimento prestou assistência aos feridos. Procurado, um dos proprietários do Mad Garden, onde o fato ocorreu, não retornou os contatos. O caso foi registrado na 110ª DP (Teresópolis) como lesão corporal culposa — quando não há intenção de causar dano.
No vídeo, é possível ver que Tiago fica com o corpo em chamas, cai no chão e é socorrido pelo garçom e por outros clientes que, com roupas, tentam abafar o fogo. Enquanto isso, Gabriel se afasta por um instante após ser atingido pelo fogo, tira a camisa e volta para socorrer sua esposa. Um grupo sentado em outra mesa — com uma lareira idêntica no centro, já acesa — se levanta assustado. Um casal que passa pela calçada do lado de fora do restaurante também se assusta e volta para ver o que houve, enquanto uma criança que vinha mais atrás sai correndo.
No perfil do restaurante em uma rede social, a lareira no meio da mesa é apresentada assim: “Diz pra gente: tem coisa melhor do que sentar em torno da lareira em boa companhia e brindar esse momento sob o céu, seja de dia ou à noite?”.
*Com informações de O Globo