
O governo do estado anunciou que vai distribuir repelente no Sambódromo durante os desfiles das escola de samba. Alvo da sexta epidemia de dengue em seu território, a cidade do Rio entrou em estado de emergência de saúde pública, nesta segunda-feira (05), de acordo com decreto do prefeito Eduardo Paes publicado ontem no Diário Oficial.
Além da distribuição de repelentes, a secretaria de Estado de Saúde colocará uma faixa antes da passagem das escolas de samba para conscientizar as pessoas sobre o combate ao mosquito, exibindo, também, informações no telão. Segundo o governador Cláudio Castro, toda equipe de saúde estará mobilizada para proteger os moradores e os turistas durante este período.
Segundo o Ministério da Saúde, essa decisão “caracteriza-se como uma situação que demande o emprego urgente de medidas de prevenção, de controle e de contenção de riscos, de danos e de agravos à saúde pública em situações que podem ser epidemiológicas”. A prefeitura também anunciou que vai adquirir 238 mil testes rápidos para a dengue. O valor estimado é de R$ 2,8 milhões, e a compra será feita por pregão eletrônico, sendo vencedora a empresa que tiver o menor preço.
*Com informações do Extra