Na manhã desta sexta-feira (29), a BR-356 foi palco de um verdadeiro caos entre moradores das localidades de Degredo e Cajueiro, em São João da Barra, interditarem parte da rodovia em protesto. Eles alegaram estar sem água desde a última segunda-feira (25). No entanto, em contato com a reportagem do Manchete RJ, a Cedae, companhia responsável pelo atendimento na região, negou as afirmações.
Confira o comunicado na íntegra:
A Cedae realizou, na manhã de segunda-feira (25/11), um reparo emergencial no painel elétrico da Unidade de Tratamento de Água que atende a localidade. O serviço foi concluído na tarde do mesmo dia, e o abastecimento foi restabelecido gradativamente em seguida.
Após a conclusão do reparo, o sistema voltou a operar sem intercorrências. Os técnicos constataram que o sistema segue funcionando normalmente nesta sexta-feira (29/11). SEGUE VÍDEO ANEXO
Equipes da Cedae já estão inspecionando a rede de distribuição em ruas de Degredo nesta sexta-feira e também realizarão vistorias em Cajueiro.
Cabe destacar que a Companhia não recebeu, nos canais oficiais, qualquer registro de falta d’água na localidade. Clientes que identificarem falta d’água devem informar o ocorrido pelo telefone 0800-282-1195, uma vez que pode se tratar de caso pontual.
Vídeo enviado pela Cedae
Confusões
As vias foram obstruídas com galhos e pedaços de madeira. Além disso, os manifestantes atearam fogo em pneus. Cartazes como “Cedae, que show da Xuxa é esse?” e “Chega dessa vergonha” foram expostos durante o protesto. Brigas e discussão envolvendo um policial militar também foram registradas.
Conforme o tempo passou, a paralisação no trânsito se agravou, o que gerou reações de alguns motoristas afetados pelo engarrafamento. Condutores começaram a utilizar rotas alternativas em localidades próximas, para cortar caminho e “fugir” da manifestação na BR-356. No entanto, algumas dessas rotas também foram bloqueadas pelos moradores, o que piorou ainda mais a situação.