
O quinto episódio da edição 2023 do Expedição Rio desvenda o Rio Macacu e descobriu ao longo dele um projeto para reinserir no estado um animal que estava extinto há mais de 100 anos na região: a anta.
O projeto é feito na Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu. Foi lá que a equipe do programa conheceu a anta Castanha, que veio de São Paulo e está passando por uma quarentena de 45 dias antes de ser solta.
O projeto já começa a dar frutos: coordenadora de comunicação científica da Reserva Ecológica do Guapiaçu, Micaela Locke explica que, desde 2017, 16 dos mamíferos já foram soltos na floresta: “É um resultado incrível pro projeto porque todos os animais vieram de cativeiro, mas conseguiram de adaptar bem, formaram casais que por sua vez tiveram 4 filhotes”.
Ela acrescenta que a reserva foi escolhida para a reinserção porque a area do parque é grande – 8 mil hectares – e dispõe de 6 guarda parques que ajudam na segurança dos animais.
Micaela aproveita para desmistificar a história de que a anta é um animal de inteligência limitada no mundo animal: “Eu acho a anta super persistente, ela é uma guerreira, veio de um zoológico, está se adaptando para enfrentar o mundão”.
Ela também lembra pesquisas que indicaram uma quantidade de neurônios considerada grande em relação a outras espécies.
Além de inteligência, a anta brasileira ainda esbanja estilo, com uma crina que a diferencia das parentes de outras regiões.
Agora é esperar e torcer para que o projeto atinja a meta de 50 indivíduos adaptados em Guapiaçu, o que iria garantir que a espécie conseguiria se readaptar ao estado.