
A morte do ex-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, nesta quarta-feira (23/08), foi lamentada por diversos nomes do cenário político brasileiro.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, escreveu:
— Recebi com pesar a notícia de falecimento do ex-governador, ex-senador e ex-ministro, Francisco Dornelles, que teve uma longa trajetória no serviço público, inclusive como ministro da Indústria e Comércio, do presidente FHC. Transmito a seus familiares e amigos meus sentimentos e orações.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), também lamentou.
“Dornelles é referência política nacional e um exemplo de homem que fazia a Política maior.
Meus sentimentos aos familiares e amigos”, disse.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), decretou luto oficial de três dias e destacou a trajetória de Dornelles.
— Hoje é um dia triste para a política e para o país. O Brasil perdeu um de seus mais responsáveis, expressivos e dignos representantes do povo brasileiro. Ex-governador do Estado do Rio, Francisco Dornelles também teve exímia atuação como ministro, senador e deputado federal.
Eduardo Paes (PSD) lamentou a morte do amigo e conselheiro.
“Tive a honra de receber seu apoio em várias eleições e, muito especialmente, ter tido a sorte de ouvir seus conselhos e “causos”. Nos últimos 20 anos não fiz um movimento sequer em minha trajetória política sem ouvi-lo antes”, disse o prefeito do Rio.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (PL), escreveu:
— Uma longa trajetória política marcada pelo bom convívio e diálogo, sendo admirado inclusive por adversários. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos do ex-governador Francisco Dornelles”, disse, em nota.
Francisco Dornelles morreu nesta quarta-feira (23), no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio. A causa da morte não foi divulgada.
Dornelles nasceu em Belo Horizonte (MG) em 1935 e chefiou os ministérios da Fazenda, do Trabalho e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também foi secretário da Receita Federal e era presidente de honra do Partido Progressistas (PP). Além dos cargos no Executivo, Dornelles ocupou cargos de deputado federal e senador.