
O projeto Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro está completando 15 anos de atuação no município de Campos dos Goytacazes. Para celebrar a data uma vasta programação foi organizada pelo órgão. Na próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro, acontecerá no Teatro Trianon, a partir das 08h, várias atividades com temas jurídicos e a presença de grandes personalidades do meio, como juízes, promotores, desembargadores, delegados, entre outros.

Na programação, segundo a coordenadora da Justiça Itinerante do Norte e Noroeste Fluminense, Aldenisia Areas, estão rodas de conversa, palestras com temas voltados para a área jurídica, café literário e apresentações artísticas. Dentro do evento haverá ainda o lançamento do livro de autoria da desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e coordenadora do Projeto Justiça Itinerante estado do Rio, Cristina Tereza Gaulia.
O evento começa as 08h com abertura do evento e recebimento das autoridades, palestrantes e mediadores. O primeiro Painel acontece a partir das 09h30 e trará temas como Direito ao nome, Filiação e Diversidade Social; às 10h haverá uma coletiva de imprensa com a desembargadora Cistina Gaulia, sobre o trabalho realizado pelo Projeto Justiça Itinerante em todo o estado. Às 11h o segundo painel abordará os temas: “Escuta de Crianças e Adolescentes nos Tribunais”, “Violência Doméstica Efeitos da Guarda e na Convivência sob a ótica da Lei 14713/23; no terceiro painel abordará o Direito da Natureza e Ecologia, Direito da Pessoa Idosa e o Acesso do Cidadão ao Direito Médico; Os Mitos da Guarda Compartilhada e Alienação Parental serão os temas do quarto painel, que terá início as 14h; Já o quinto painel tratará dos Direitos do Recluso e Justiça Cidadã. A inclusão Social com enfoque no Autismo será discutido, no sexto painel, com início as 16h30 e fechando as apresentações, o tema feminicídio e o trabalho da Patrulha Maria da Penha será debatido com a platéia.
Sobre o trabalho realizado pela Justiça Itinerante, Aldenisia destacou que há muito a se comemorar, já que a verdadeira missão do projeto está sendo cumprida na região há 15 anos. “Nosso Trabalho é levar o atendimento jurídico aqueles que não têm acesso, que não têm condições de chegar até aos Fóruns. Nosso atendimento chega aos que mais precisam aos que moram distantes das comarcas. Realizamos todo o atendimento no ônibus, desde a entrada do processo até as Audiências jurídicas, com a presença dos juízes, defensores e promotores”, declarou.

O evento para a coordenadora do programa na região vem coroar e apresentar ao público várias vertentes da Justiça. “Esse é um evento não só para falarmos sobre os problemas da sociedade, mas também para discutirmos como esses assuntos estão sendo tratados pela Justiça; mostrar os direitos e deveres do cidadão, que muitas vezes não tem esse conhecimento. Estamos trazendo grandes especialistas do poder judiciário para dar luz a essas questões”, finalizou
Quem quiser participar do evento poderá fazer a inscrição de forma gratuita através da plataforma Sympla – pelo link 15 anos da JINF em Campos dos Goytacazes – Sympla . Estudantes de direito terão horas acadêmicas contabilizadas.
*Ascom
VEJA MAIS
Siga o Manchete RJ no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Rio.