
No último domingo (21), a campista Ana Carollina, de 24 anos, comoveu a internet ao dar início a uma campanha solidária para ajudá-la na luta contra a fibrose cística, uma doença genética rara, crônica e progressiva, que afeta principalmente os pulmões. A jovem pediu ajuda para comprar um medicamento que pode mudar sua vida. Em pouco menos de 48 horas, ela já conseguiu arrecadar um valor superior a R$ 120 mil.
A campista explicou que o medicamento se chama Trikafta/Trixacar e existe apenas uma mutação elegível para o uso dele, que não é a mesma que ela possui.
“Tem um medicamento novo que foi incorporado no SUS recentemente que pode mudar completamente minha vida. Só que como eles exigem uma mutação específica, e eu não tenho essa mutação, a minha mutação está inclusa apenas na bula americana, eu entrei com um processo para ter direito a esse remédio. Só que como o processo é uma coisa muito demorada, e infelizmente não tenho como esperar, eu decidi fazer uma campanha para arrecadar o suficiente para seis meses de tratamento, que serão equivalentes a 180 mil reais. Cada caixa desse medicamento custa 30 mil reais”, disse a jovem.
Na manhã desta terça-feira (23), a jovem publicou uma notícia positiva, dizendo que já arrecadou o suficiente para comprar quatro caixas do medicamento, sendo um valor superior a R$ 120 mil.
“Eu não esperava essa repercussão toda. Eu estou muito feliz. Estou me sentindo acolhida, querida. É um carinho imenso que eu realmente não esperava”, disse Ana Carollina.
Importância da continuidade do medicamento
Em um outro vídeo publicado nas redes sociais, a campista falou sobre o efeito que o medicamento causa. Ela explicou que o uso dele melhora a qualidade de vida dos pacientes, mas depois que começa, não pode parar.
“Ele causa um efeito rebote. Se eu começar a tomar e interromper o tratamento, eu volto à estaca zero e tenho risco de óbito. Então eu estou tentando arrecadar o máximo que posso, para conseguir o máximo de caixas para me manter bem até a decisão do juiz sair”, completou a jovem.
Para você que tiver interesse em doar e ajudar a Ana Carollina nessa luta contra a fibrose cística, siga o link da vakinha (AQUI), divulgado nas redes sociais da própria jovem, e contribua.