
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana se pronunciou nesta sexta-feira (13), após a publicação da matéria do Manchete RJ, sobre a queda no turismo no município. Nossa reportagem procurou a Comunicação do município há quatro dias e não obteve resposta até a publicação da mesma. A reportagem traz alguns aspectos que vem contribuindo para que os turistas não estejam procurando o município com a mesma intensidade dos anos 2000, como por exemplo, o aumento na criminalidade e a pouca quantidade de shows nacionais, que costumam atrair o público. A Prefeitura destacou em sua resposta investimentos que vem sendo feitos em parceria com o Governo do Estado.
“Em relação à infraestrutura, em Santa Clara, a Nova Orla, obra em parceria com o Governo do Estado, investimentos da ordem de R$ 8,5 milhões, falta ser concluída apenas a Concha Acústica para eventos com previsão de entrega em fevereiro de 2025. A Orla de Santa Clara contempla playground, rampa com deck de madeira de acesso à paria, Academia de Ginástica, quiosque do Projeto Tamar e espaço com informações turísticas, além de locais específicos para salva-vidas, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar e fraldário.”, diz a nota.
Ainda segundo a Prefeitura, na mesma localidade, também em parceria com o Estado, estão em andamento as obras de pavimentação e drenagem com a instalação de manilhas objetivando acabar com os alagamentos em períodos de chuva, problema que há décadas causa transtornos em Santa Clara. “Os investimentos atingem quase R$ 10 milhões, totalizando 20 mil metros quadrados de pavimentação e 3.014 metros de drenagem.”, diz a nota, que também destaca a obra da Nova Orla de Guaxindiba, construída com recursos próprios. Sobre programação de verão, a Prefeitura alega que “o Governo Francimara vem contemplando as principais praias do município, com atrações diversificadas e voltadas para a família”.
Com relação a questão da criminalidade, a Prefeitura destacou que “Segurança Pública é um dever do Estado, cabendo ao Governo Estadual responder à demanda, embora os casos de violência contra a vida no município sejam pontuais e isolados, estando em quase sua totalidade relacionados à briga de facções criminosas rivais. Ainda assim, o Governo Francimara, preocupado com a violência, criou a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (SESEP) e sempre que pode presta auxílio às forças policiais, contribuindo também com as despesas de locação de imóveis”, destacou a Prefeitura.



