A partir desta segunda-feira (8), pacientes que já estão inseridos no sistema da Subsecretaria de Regulação em Saúde, antigo Núcleo de Regulação, aguardando em fila por cirurgia bariátrica, devem comparecer ao local para dar início aos processos. O Mutirão de Cirurgias foi lançado oficialmente nessa quarta-feira e prevê a realização de 1.617 procedimentos, sendo 330 cirurgias bariátricas.
Os pacientes foram classificados em três grupos, sendo os primeiros aqueles que já estão liberados para a cirurgia. Todos devem estar com o risco cirúrgico pronto dentro do prazo estabelecido (seis meses) e ter feito as terapias e consultas, além de atendimento com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e cirurgião. Após está conferência, os pacientes serão encaminhados para a consulta e marcação da cirurgia.
O segundo grupo são os pacientes com risco cirúrgico vencido. Esses devem procurar a Subsecretaria de Regulação em Saúde para realizar novos exames e, em seguida, marcar consulta de risco cirúrgico. Após serem liberados, passarão pela consulta de cirurgia e terão o procedimento agendado.
Já o terceiro grupo são os pacientes em fila. Esses deverão iniciar o processo, marcando a primeira consulta para cirurgia bariátrica. Nesse caso, será seguida a ordem cronológica da inserção de solicitação.
* Com informações da Secom