
Águas do Paraíba, em conjunto com a Polícia Militar, realizou, na última quinta-feira (20), uma operação para combater fraudes e irregularidades no consumo de água no bairro de alto padrão Cidade Jardim, em Campos dos Goytacazes.
A ação resultou na identificação de duas residências com abastecimento irregular. Segundo a concessionária, todas as irregularidades foram desfeitas imediatamente, e os responsáveis foram encaminhados à 134ª Delegacia de Polícia para o registro do boletim de ocorrência.
O furto de água é crime, conforme o Código Penal, com pena de 1 a 5 anos de prisão. Além disso, a infração está sujeita a multa e cobrança retroativa do consumo.
As ações de fiscalização fazem parte do programa de combate a fraudes da concessionária. Somente em 2024, foram identificadas cerca de 8 mil irregularidades no município, envolvendo residências e estabelecimentos comerciais. As ligações clandestinas podem causar prejuízos a todo o sistema de distribuição, comprometendo o abastecimento e gerando riscos de contaminação da água.
*Com informações de Ascom