
A Operação Falsarius, deflagrada na quinta-feira (12) pela 123ª Delegacia de Polícia, em Macaé, terminou com a prisão de um empresário — proprietário de uma transportadora voltada à logística executiva e de cargas — e a apreensão de 10 veículos. O preso é investigado por envolvimento em uma rede criminosa que atua em diversos municípios do estado, especializada em roubo, furto, adulteração e receptação de veículos de passeio e de carga. Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Segundo informações da Polícia Civil, o empresário teria constituído sua frota a partir de veículos de origem ilícita, conforme apontam dezenas de ocorrências mapeadas e registradas tanto neste quanto em outros estados da federação. As empresas operavam sob diferentes nomes fantasia, prestando serviços, inclusive, a diversas multinacionais no Norte Fluminense.
Durante as diligências, foram recuperados 10 veículos adulterados, além de quatro motores de veículos de transporte na mesma condição — circunstâncias que reforçam a tese investigativa. O empresário foi localizado em sua residência, onde também foram apreendidos dois veículos e munições de arma de fogo, o que resultou em sua prisão em flagrante.
Além disso, os policiais civis apreenderam celulares e outras bases de dados nos diversos endereços ligados ao investigado. O material será analisado com o objetivo de identificar a real extensão de suas ações, bem como possíveis outros envolvidos.