
A tradicional Exposição Agropecuária de Quissamã não acontecerá em 2025. Com excelentes números nos últimos anos, principalmente após a pandemia, a Prefeitura da cidade confirmou ao Manchete RJ que o evento não será realizado.
Em nota, a Prefeitura alegou que a Expo não será feita neste ano devido à “instabilidade na arrecadação dos royalties do petróleo”. No entanto, uma breve consulta feita pela reportagem do Manchete RJ ao Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União revelou que, apenas neste ano, o município arrecadou cerca de R$ 146 milhões em royalties.

E essa não é a primeira vez que a população lida com cancelamentos que impactam diretamente a economia da cidade. Durante o verão, o prefeito Marcelo Batista cortou a maior parte dos eventos da estação.
A população quissamaense tem questionado a decisão, especialmente ao comparar com municípios de menor arrecadação, como Cardoso Moreira, Cambuci e São Francisco de Itabapoana, que conseguiram realizar suas exposições agropecuárias com a presença de grandes artistas.
“É a forma de sustento do pai de família. Nossa cidade é pequena, não tem muitos eventos. Sem esse apoio da Prefeitura, é difícil trabalhar”, desabafa um comerciante local.
Ano abaixo das expectativas
Com pouco mais de 22 mil habitantes e ocupando apenas a 66ª posição entre os 92 municípios fluminenses no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), surgem questionamentos sobre como os recursos dos royalties do petróleo estão sendo aplicados.
Em uma rápida pesquisa pela internet, o Manchete RJ encontrou números e imagens das festas agropecuárias dos últimos ano. Em 2023, por exemplo, 100 mil pessoas estiveram presentes durante toda a programação, que movimentou R$ 4,5 milhões para a economia local. Período quando grandes artistas se apresentavam como Simone Mendes, Zé Felipe, Dilsinho, Mayara e Maraisa, entre outros.
Período de seca
Em maio deste ano, uma reportagem do Manchete RJ já havia alertado para a falta de vocação do município, mesmo com valores expressivos em caixa. Quissamã não atrai grandes empresas ou indústrias, não possui políticas claras para o turismo e carece de um projeto estruturado de desenvolvimento econômico e social. Agora, um dos eventos que projeta o nome da cidade está em vias de ser cancelado.
Nota da Prefeitura na íntegra
A Prefeitura de Quissamã informa que, em decorrência da instabilidade na arrecadação dos royalties do petróleo e do processo de readequação orçamentária, não será possível a realização da Exposição Agropecuária neste ano. Porém, em parceria com o Governo do Estado, o município promoverá, nos dias 3, 4 e 5 de outubro, no Museu Casa Quissamã, o evento “Quissamã, Arte e Gastronomia”, reunindo cultura, gastronomia, shows de renome e atrações abertas a toda a população.”