
A sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (24) foi marcada pela aprovação de uma moção de repúdio assinada por todos os vereadores contra os ataques racistas sofridos pelo atacante brasileiro Vinícius Jr no último final de semana na partida entre Real Madrid e Valencia.
Ao falar sobre o caso, o parlamentar Maicon Cruz (Sem Partido) fez um forte discurso; “Hoje venho falar não só do Vini Jr, craque mundialmente reconhecido, que mobilizou não só o Brasil, como o mundo inteiro. A ponto de apagarem as luzes do Cristo Redentor e terem vários artistas se manifestando. Mas venho colocar aqui também os Vinícius da nossa realidade e cotidiano, que sofrem todos os dias de maneira silenciosa e calada a chibata do preconceito no lombo”.
Maicon também ressaltou a importância da Câmara Municipal abordar esses temas; “É muito importante que a gente traga para Casa de Leis temas como o preconceito. A todo minuto e a todo tempo as pessoas sofrem com isso, foi necessário uma figura gigante sofrer por oito vezes preconceito racial para que o Mundo tomasse partido contra essa luta que magoa, maltrata e exclui cidadãos a todo tempo”, afirmou.
Por fim, o vereador fez menção ao fato de ser o único parlamentar declarado negro na região Norte e Noroeste Fluminense “Foi mais um tapa na cara da sociedade, que muita das vezes se veste de discursos para menosprezar a causa. Eu me orgulho muito de ser o único vereador da maior cidade do interior do estado do Rio a ter se declarado negro na justiça eleitoral”, concluiu.