O eleitor que ainda não teve a biometria coletada não está obrigado a comparecer até hoje na unidade da Justiça Eleitoral mais próxima de sua localidade. A não ser que a pessoa queira requerer algum serviço eleitoral, como mudança de local de votação ou troca de domicílio.
Veja o que é possível fazer até hoje (8 de maio):
- Emitir a primeira via do título de eleitor.
- Quitar multas decorrentes de ausências às eleições anteriores.
- Eleitoras e eleitores que tiveram títulos cancelados por não votarem em três pleitos consecutivos também devem regularizar a situação.
- Transferir o domicílio eleitoral.
- Revisar dados eleitorais, como a inclusão do nome social ou a mudança do local de votação dentro do município.
Biometria obrigatória?
O cadastro biométrico é gratuito e confere mais segurança ao voto, além de evitar a formação de filas nas seções de votação. Mesmo assim, a eleitora ou o eleitor que não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não terá impedimento de votar nas Eleições Municipais de 2024, assim como em todos os pleitos anteriores a partir de 2008, quando essa coleta passou a ser realizada.
Os eleitores que já têm a biometria coletada podem solicitar todos os serviços eleitorais online, no conforto do lar, no site do TRE-RJ.
Horário de atendimento no último dia
Devido ao aumento da procura dos eleitores nos últimos dias, o Tribunal Regional Eleitoral ampliou o horário de atendimento. Portanto, agora as pessoas podem ser atendidas de 09 às 19h.