
Conforme prometido nos bastidores das eleições municipais, o prefeito Wladimir Garotinho (PP) tem promovido mudanças na base do governo na Câmara, dando lugar aos vereadores suplentes. Nesta segunda-feira (31), o chefe do executivo anunciou o retorno de Sub Jackson à casa de leis e ainda confirmou Vinícius Madureira como novo secretário de Qualificação e Emprego. Essas alterações acabam provocando uma nova configuração na casa de leis.
Como estava
Assim que retornou à Secretaria de Ordem Pública, Sub Jackson, o sétimo mais votado do Partido Progressistas em Campos, deu lugar à vereadora Néa Terra, segunda suplente, que está assumindo o mandato. Por outro lado, Professor Wainer, que voltou para a Secretaria de Administração, deixou sua vaga para Doutor Maninho, que ainda não assumiu após ter solicitado o adimento de posse para cumprir determinados protocolos.
Enquanto Maninho não assume seu mandato como primeiro suplente, era Vinícius Madureira (terceiro suplente) quem vinha exercendo suas atividades na Câmara. Isso até ele aceitar o convite do prefeito para chefiar a pasta de Qualificação e Emprego, o que foi confirmado nesta segunda-feira (31).
No meio dessas mudanças, ainda há a promessa pública de Wladimir ao anunciar, na última semana, que Juninho Jubiraca e Rio Lu iriam assumir mandatos como vereadores nos próximos dias, o que ainda não aconteceu.
Como deve ficar
Diante deste cenário, e com os recentes anúncios feitos pelo prefeito, Sub Jackson retorna à Câmara e automaticamente reassumiria a vaga do partido que vinha sendo ocupada pela suplente Néa Terra. Mas como Doutor Maninho ainda não assumiu e Vinícius Madureira sairá como secretário, Néa permanecerá com seu mandato, agora no lugar deixado por Wainer.
Mas e Juninho Jubiraca? O blog apurou que o 11º mais votado do PP deve entrar no lugar de Fábio Ribeiro, previsto internamente para retornar à Secretaria de Obras no final de abril. Até lá, Doutor Maninho terá que resolver sua situação dentro do prazo de adiamento de posse e também pode ser outro a assumir uma secretaria.
Por outro lado, Rio Lu, primeiro suplente do PDT, assumirá a vaga que será deixada por Leon Gomes, que deve ter seu retorno à Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) anunciado nas próximas horas.
Cenário atual
- Néa Terra – PP – (permanece)
- Sub Jackson – PP – (retorna)
- Vinícius Madureira – PP – (sai para assumir secretaria)
- Juninho Jubiraca – PP – (aguardando vaga possivelmente deixada por Fábio Ribeiro)
- Leon Gomes – PDT – (deve ter seu retorno à FMIJ anunciado em breve)
- Rio Lu – PDT – (assume no lugar de Leon)