Consumidores de baixa tensão (residenciais e rurais) que habitam em municípios onde a Enel Distribuição Rio atua passam a pagar uma conta de luz mais cara. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na última terça-feira (11) um aumento de 1,31%. A medida já começou a valer a partir do último sábado (15). Cliente de cidades do Norte Fluminense, como Campos, São João da Barra e Macaé, estão entre os afetados.
O reajuste anual da tarifa é estabelecido pela agência reguladora com base no contrato firmado com a concessionária, considerando fatores como custos operacionais, investimentos e variações do setor elétrico. A Aneel informou que os principais itens que impactaram o reajuste foram gastos com compra, transporte e distribuição de energia, além de custos com componentes financeiros.
Para os consumidores industriais, houve uma queda de 3,35%. Segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, neste ano, os custos de distribuição (recursos que ficam com a própria empresa) e de compra de energia foram os que mais subiram. Porém, as despesas com transporte caíram, enquanto encargos e receitas irrecuperáveis (furtos), ficaram praticamente os mesmos.
A Enel RJ atende cerca de 2,75 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do estado. O que gera uma população estimada de 7,1 milhões de habitantes.