
Campos vai ganhar 300 novas câmeras de monitoramento até o fim do ano. Algumas delas serão capazes de fazer reconhecimento facial e de placas de veículos. É a chamada “muralha eletrônica” Essa é uma das medidas para aumentar a sensação de segurança na cidade, onde o número de mortes violentas cresceu cerca de 60% neste ano em relação ao mesmo período de 2022. Segundo o ISP, o Instituto de Segurança Pública, foram 66 assassinatos de janeiro a maio. “Uma câmera equivale a 20 homens na rua. Então você imagina 300 câmeras. Então, nós estamos falando de 600 homens a mais nas ruas”, disse Wladimir Garotinho, prefeito da cidade.
O anúncio foi feito a jornalista Ana Paula Mendes, âncora do podcast Verdades com a Ana. O podcast é exibido nas redes sociais e na internet. O jornalista Arnaldo Neto, especialista em política no norte do Rio, também participa da entrevista. Segundo Garotinho, as câmeras serão instaladas em pontos apontados pelas forças de segurança, como entradas e saídas da cidade e em locais vulneráveis a violência.
Além das câmeras, o prefeito de Campos quer armar a guarda municipal, projeto do executivo que está em tramitação. Segundo ele, cerca de 200 agentes do GOE, o Grupamento de Operações Especiais, terão acesso ao armamento. “Como é isso, Wladimir? É só entregar a arma na mão do guarda? Não. Vai passar pelo treinamento na Polícia Federal, vai passar por todos os exames necessários, vai passar por prova de tiro, vai passar por tudo que um policial passa”, disse Garotinho. Os guardas armados vão dar apoio a operações realizadas pelas forças de segurança, como a Polícia Militar.
A guarda municipal deve ser o setor mais beneficiado com o novo concurso da prefeitura de Campos. Estão previstas cerca de 400 vagas, metade para a guarda. Os editais devem ser publicados a qualquer momento. “No finalzinho de julho, início de agosto”, disse Wladimir.
Wladimir também falou da família e frisou que a mãe, a ex-governadora Rosinha Garotinho, não deve assumir nenhum cargo na prefeitura de Campos. Rosinha assumiu a diretoria de responsabilidade social da Coagro, a cooperativa dos produtores de cana-de-açúcar de Campos.
Falou da pacificação com o atual presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, a pedido do governador Cláudio Castro. As famílias Garotinho e Bacellar têm uma rivalidade histórica em Campos. “Eu e o Rodrigo sempre fomos amigos na adolescência. Enquanto nossos pais brigavam, eu e Rodrigo ríamos por trás disso tudo”, disse Wladimir. Por conta da união, Bacellar não deve apresentar candidato a prefeitura de Campos no ano que vem. Garotinho já anunciou que será candidato à reeleição.
No cenário nacional, Wladimir disse que só aguarda um aval do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lyra, para se filiar ao PP. Wladimir atualmente está no PSD, partido liderado, no Rio, pelo prefeito da capital, Eduardo Paes. “Eu procurei o Eduardo Paes assim que ele assumiu o partido. Afinal de contas, eu já estava no partido e o procurei. Mas sem comunicar, sem conversar, ele colocou no partido o meu adversário local, que é o Caio Vianna. Então eu entendi o recado.”, disse Wladimir.
A conversa também foi marcada por momentos bem descontraídos. Wladimir Garotinho não escondeu a paixão pela música. É comum o prefeito fazer alguma apresentação musical durante inaugurações de obras, por exemplo. “Agora preciso mudar o repertório”, disse Garotinho, que se diz fã do pagode e do piseiro. Não se conteve e cantou o sucesso “Tá Escrito”, do Grupo Revelação.
O episódio completo com a entrevista com o prefeito Wladimir Garotinho você acompanha no Verdades com a Ana, nesta quinta-feira (27/07), às 12h.
ANA PAULA MENDES VOLTA COM PODCAST DE ENTREVISTAS POLÍTICAS
A nova e aguardada série de podcast da jornalista Ana Paula Mendes está pronta para agitar o cenário político do Rio de Janeiro. “Verdades com a Ana” está no ar desde a semana passada.
Com mais de 16 anos de experiência como apresentadora do RJ1 e RJ2 na Inter TV, afiliada da Rede Globo no interior do Rio de Janeiro, Ana Paula Mendes está pronta para encarar um novo e emocionante desafio. Neste programa inovador, Ana estará acompanhada do respeitado jornalista Arnaldo Neto, representando a região norte do Rio. O jornalista Tomás Bággio, da Região dos Lagos, também vai se juntar ao time.
“Verdades com a Ana” apresenta entrevistas instigantes com autoridades políticas do Rio de Janeiro, enquanto Ana Paula, Arnaldo e Tomás questionam corajosamente os políticos, em busca de respostas firmes para questões urgentes. Esta série de podcast tem como objetivo fornecer aos eleitores, jornalistas, políticos, assessores e empresários insights diretos e honestos sobre o cenário político do Rio, um ano antes das eleições municipais de 2024.
“Acreditamos no poder das conversas verdadeiras e na importância de responsabilizar nossos representantes políticos”, disse Ana Paula Mendes. “Com o ‘Verdades com a Ana’, buscamos promover transparência, provocar discussões e, em última análise, contribuir para um eleitorado mais informado.”
Para falar sobre o podcast, Ana Paula Mendes está disponível para entrevistas, a fim de esclarecer a dinâmica e os objetivos de “Verdades com a Ana”. Ela recebe com entusiasmo a oportunidade de interagir com jornalistas, políticos e interessados que desejam aprofundar-se na visão e missão do programa.
O programa “Verdades com a Ana” é produzido pela Adora Mìdia, uma das principais produtoras de mídia digital da Região dos Lagos.
Não perca esta série de podcast de entrevistas inovadora, que estará nas principais plataformas de áudio e vídeo. Se ligue em “Verdades com a Ana” e faça parte da conversa que revela as verdades por trás do cenário político do Rio de Janeiro.
Para consultas de mídia e pedidos de entrevistas, entre em contato com:
Kleber Santos
produtor Portal Ana e Você
(22) 98142 4301
[email protected]