
A Prefeitura de Campos recebeu o “Prêmio Contador Heraldo da Costa Reis-Qualidade na Informação Contábil e Fiscal do Setor Público”. A premiação é concedida pelo Conselho Regional de Contabilidade-Seção Rio de Janeiro, em função da excelência de qualidade na gestão fiscal e na transparência, verificadas pela autarquia federal que realiza a 60ª Concerj (Convenção de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro) no anfiteatro do Centro de Convenções do Rio.
O prêmio Heraldo da Costa Reis é uma forma de eternizar essa figura tão importante para a Contabilidade Pública. Reconhece o gestor do município e os profissionais da contabilidade que atuam nesse segmento prestam relevantes serviços para a boa Administração Pública, no desempenho de sua função de atender aos interesses da sociedade. E geram informações para a tomada de decisão, controle e transparência.
O secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Resende, representou o prefeito Wladimir Garotinho na solenidade de premiação.
“Esse prêmio é resultado de um trabalho feito de forma séria e por um município que visa o melhor para sua população, com uma gestão séria protagonizada pelo prefeito Wladimir Garotinho e o vice-prefeito Frederico Paes. O prêmio não é apenas da prefeitura, e sim de todos os campistas”.
Além da gestão estar em primeiro lugar no Conselho de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro – CRCRJ, o município também está em primeiro lugar no Estado no ranking do SICONFI – Secretaria do Tesouro Nacional, está entre os 25 melhores municípios em desenvolvimento no índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e ainda teve todas as contas do Governo aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.
O Secretário relata que já no primeiro ano de gestão do atual governo, as contas da Prefeitura de Campos foram aprovadas pelo TCE-RJ graças à nova metodologia implementada na gestão fiscal e administrativa, com a introdução da nova inovação e na capacitação dos servidores com foco na transparência.
No final de outubro o nome de Campos foi destaque no Estado em função do salto de 50 posições IGFF (Índice de Gestão Fiscal da Firjan). Campos figurava na 73ª posição e saltou para a 23ª posição na atual gestão, graças ao modelo de gestão implementado, com ênfase na transparência e austeridade no controle das contas.
Além de Rodrigo Resende, compareceram na premiação o subsecretário Geral da pasta, Luis Fernando de Alvarenga Leandro, o subsecretário de Custos, Mário Lopes Machado Júnior e a Contadora Geral do Município, Ana Paula Bernades.