
Quase um mês depois da morte da torcedora Gabriela Anelli, de 23 anos, na proximidade do jogo Palmeiras x Flamengo, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai analisar projeto de lei que prevê a proibição de comercialização de bebida ou qualquer outro produto em recipiente de vidro no entorno dos estádios.
O projeto de lei nº 1631/2023, dos deputados Carlinhos BNH e India Armelau, vai para as comissões permanentes da Alerj e estipula a distância do “entorno” dos estádios num raio de 400 metros dos estádios no estado do Rio de Janeiro. A torcedora que morreu em São Paulo foi atingida por estilhaço de garrafa de vidro em crime que ainda está sendo investigado pela polícia paulista.
“Recentemente, um infeliz episódio trouxe à tona mais uma vez a temática da violência que envolve torcidas de futebol. A torcedora do Palmeiras, Gabriela Anelli, morreu após ser atingida por uma garrafa de vidro, em uma confusão no entorno do Allianz Parque, na Zona Oeste de São Paulo, pouco antes da partida entre Palmeiras e Flamengo”.
Os parlamentares citam a nova Lei Geral do Esporte (14.597/2023) e alegam que “é obrigação do poder público em todos os níveis, das organizações esportivas, dos torcedores e dos espectadores de eventos esportivos promover e manter a paz no esporte”. Em caso de descumprimento da lei nos arredores dos estádios, os comerciantes devem ser advertidos e multados. Isto é claro diante de fiscalização do poder público.
*Com informações do GE