A prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler, utilizou as redes sociais para se manifestar, criticando veículos de imprensa e negando que as contas tenham sido reprovadas. Segundo ela, a decisão do TCE-RJ ainda não é definitiva, sendo uma determinação monocrática do relator, que concedeu um prazo de dez dias para apresentação de justificativas e documentação complementar.
“A Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira reafirma seu compromisso com a população cardosense, com o desenvolvimento do município e, principalmente, com a verdade. Lamentamos o viés político adotado por alguns blogueiros e sites de notícias”, declarou a prefeita.
Entenda:
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) emitiu um parecer recomendando a rejeição das contas da Prefeitura de Cardoso Moreira referentes ao exercício de 2023, sob a gestão da prefeita Geane Cordeiro Vincler. O parecer aponta irregularidades na administração dos recursos públicos e será encaminhado à Câmara Municipal, que decidirá se acata ou não a recomendação. Caso as contas sejam rejeitadas pelos vereadores, a ex-prefeita poderá enfrentar consequências políticas e jurídicas.
O relatório, assinado pelo conselheiro relator José Maurício de Lima Nolasco, apontou três falhas graves na execução orçamentária e financeira do município, o que motivou a recomendação do tribunal.