
A jovem aluna da escola Domingos Fernandes da Costa, em São João da Barra, Laura da Rocha Souza, de 12 anos, está classificada para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), um dos maiores eventos científicos do Brasil. Para a OBR, Laura participou pela Equipe SJBots, do IFF de São João da Barra.
As provas são destinadas a estudantes brasileiros de 6 a 19 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico integrado. A etapa nacional acontecerá em Vitória-ES, entre os dias 14 e 19 de outubro.
Laura passou nas etapas regional e estadual, e agora participará da prova prática na categoria Resgate na OBR com o seu projeto intitulado “Transformando futuros através da robótica”.
Os participantes concorrem a medalhas, certificados, classificações para o maior evento de robótica do mundo, além de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vagas em instituições públicas de ensino, minicursos e muito mais.
Como funciona o projeto?
O projeto consiste no uso de peças do kit LEGO Spike Prime — quatro kits foram doados pela Prefeitura de São João da Barra para serem utilizados especialmente na iniciativa. Após a fase inicial de montagem dos robôs por cada equipe, os alunos aprendem a programação em blocos no software LEGO Education Spike. Os robôs devem seguir um trajeto demarcado por uma linha preta em um piso branco.
Orgulho do IFF
O feito alcançado por Laura é motivo de orgulho para o coordenador do projeto e para o diretor-geral do campus, que enalteceram os alunos. Além de Laura, outros estudantes também se classificaram para as etapas regionais e estaduais.
“Ver nossos alunos chegarem à etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica é uma vitória coletiva. Mostra que, quando oferecemos condições adequadas e acreditamos no potencial das crianças, elas podem alcançar resultados extraordinários. Esse é o verdadeiro sentido da inclusão pela educação.”, disse Allysson Tavares, coordenador do projeto
“É muito gratificante pro nosso campus ver projetos como o SJBots em ação obtendo destaque nacional, principalmente numa competição com a relevância da OBR. Esperamos que o resultado da Laura sirva para despertar ainda mais o interesse dos jovens de São João da Barra em estudar no IFF e participar dos nossos projetos de equipes de competição.”, ressaltou Gláucio Pereira, Diretor-Geral do campus São João da Barra do IFF
