O vereador Maicon Cruz (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Minorias, conduziu na manhã da última segunda-feira (17) uma sessão especial dedicada à valorização da cultura negra e ao debate sobre a luta contra o racismo em Campos. O evento, intitulado “As Vozes Negras”, reuniu uma grande quantidade de alunos da rede pública e representantes de diversas instituições de ensino do município.
Importantes personalidades negras campistas que marcaram a história local e nacional foram homenageadas. A sessão também abriu espaço para reflexões sobre políticas públicas voltadas à igualdade racial. Em entrevista ao Portal Mais RJ, o vereador destacou a importância de aproximar os jovens das discussões sobre racismo e memória histórica.
“Estamos abrindo as portas da Câmara para receber alunos de escolas públicas da nossa cidade, para debater a luta pela igualdade racial, sem esquecer das personalidades negras de Campos que fizeram história, como Nilo Peçanha, José do Patrocínio, Mercedes Baptista, Geraldo Gamboa e diversas outras que lutaram pelo ativismo da igualdade racial na nossa cidade”, afirmou Cruz.
O parlamentar também chamou atenção para o papel de Campos no contexto da escravidão no Brasil. “Cabe destacar que Campos foi a última cidade da América Latina a abolir a escravidão. É importante o avanço das políticas públicas de igualdade racial todos os dias”, completou.
“Ninguém nasce preconceituoso, ninguém nasce racista. Só através da educação é que vamos conseguir conscientizar a população de que somos todos iguais”, finalizou o vereador.








