
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) abriu, nesta sexta-feira (3), o edital do novo concurso público da casa, com 98 vagas para os cargos de especialista legislativo nos níveis III e IV. As inscrições começam às 16h do dia 13 de outubro e vão até 16h de 13 de novembro, devendo ser feitas exclusivamente no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame.
O concurso disponibiliza oportunidades em diversas áreas, como Administração, Comunicação Social, Elaboração Legislativa, Recursos Humanos, Orçamento e Finanças, Relações Públicas, Saúde e Controle Interno. Do total de vagas, 5% são reservadas a pessoas com deficiência, 20% a candidatos autodeclarados negros e indígenas, e 10% à população de baixa renda.
Detalhes das provas e requisitos
As provas serão aplicadas em cidades do Rio (Região Metropolitana), Niterói (Região Metropolitana), Volta Redonda (Sul Fluminense), Cabo Frio (Região dos Lagos) e Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense). Caso o número de candidatos exceda a capacidade das sedes, poderão ser disponibilizados locais próximos para a realização das provas.
Para o cargo de especialista legislativo nível III, a avaliação será feita por meio de prova objetiva de múltipla escolha. Já para o nível IV, os candidatos farão prova objetiva e prova discursiva. O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da Alerj.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 para o nível III e R$ 110 para o nível IV. Os candidatos devem atender a todos os requisitos previstos no edital, incluindo escolaridade, idade mínima de 18 anos, estar em dia com os direitos políticos e, no caso dos homens, com as obrigações militares.
*Com informações do TempoReal