
Imagens divulgadas pelo blog True Crime, do jornal O Globo, e reproduzidas pelo g1, mostram o momento em que policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) — a tropa de elite da corporação, vasculham uma casa no Complexo do Alemão e furtam pertences do local. (Vídeo ao final da matéria)
O vídeo foi registrado através sas câmeras corporais acopladas nos uniformes dos agentes. A Corregedoria da Polícia Militar investigou o caso e enviou ao Ministério Público que atua na Auditoria da Justiça Militar e afastou os PMs da atividade externa. Eles agora estão atuando em funções administrativas.
Os policiais entram em uma residência de dois andares, mexem em armários, gavetas e baús, experimentam perfumes, avaliam roupas de marca e separam tênis de grife. Parte dos itens é colocada em mochilas que eles carregavam. Em meio à ação, um dos militares chega a brincar que, se estivesse com o carro da PM, teria levado também uma caixa de som.
A descoberta só foi possível porque o cabo Leandro Silva Pereira dos Santos, responsável pela câmera corporal, não desligou o equipamento. Ele próprio aparece nas imagens participando da coleta de objetos.
Os policiais participavam da Operação Caixinha, realizada no dia 15 de janeiro, quando 13 pessoas foram presas e 3 homens, segundo a polícia ligados ao tráfico de drogas, foram mortos. A ação também mirava o traficante Fhillip da Silva Gregório, conhecido como Professor, apontado como fornecedor de armas da facção. Ele permaneceu no Alemão até junho, quando morreu com um disparo na cabeça.
Ver essa foto no Instagram