
Uma nova operação da Guarda Civil Municipal foi realizada na tarde desta quarta-feira (9), na Avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão), em Campos. O suficiente para causar polêmica e irritação. Nas imagens registradas pelo perfil “Fiscal do Povo”, é possível observar somente motocicletas sendo abordadas e apreendidas pelos agentes. (Vídeo ao final da matéria)
“Acabando com a vida dos trabalhadores”, “Por que só para motos?”, “Covardia com a população”, “Alguém tem que acabar com essa máfia” foram alguns dos comentários feitos nas redes sociais.
Vale relembrar que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) já aprovou o projeto de lei que cria o Estatuto das Blitzes. A proposta, de autoria do Poder Executivo, busca combater abusos em fiscalizações de trânsito, como remoções arbitrárias de veículos e cobranças excessivas por serviços de reboque. O estatuto também tem a intenção de garantir mais transparência e segurança jurídica às blitzes — frequentemente alvo de denúncias e controvérsias.
A proposta aguarda sanção do governador Cláudio Castro (PL).
Em contato com a reportagem do Manchete RJ, a GCM explicou a operação. Confira:
“A Guarda Municipal de Campos informa que faz um trabalho para ordenamento no trânsito, e ainda, de combate à criminalidade, já que muitos condutores insistem em andar sem habilitação, com veículos irregulares e em péssimo estado de conservação. As operações fazem parte desse planejamento.”