
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) começou a operar em Campos nesta segunda-feira (10). Um ano e três meses após o Governo do Estado entregar as ambulâncias utilizadas pelas equipes de socorro, o serviço finalmente teve início, atendendo aos municípios de Campos, São Fidélis, Macaé, São João da Barra, Quissamã e Carapebus.
O Samu funciona através do número 192 e atende emergências médicas brancas. As emergências vermelhas, como acidentes de trânsito, continuam sendo atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Toda a gestão do serviço está sendo executada pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf).
Um questionamento que vinha sendo feito pela população e pela imprensa, foi o tempo que as ambulâncias ficaram num pátio que pertence a Prefeitura de Campos, mais de um ano. O vice-prefeito, Frederico Paes, disse que foi necessário todo esse tempo de espera para a pactuação do serviço entre todos os municípios que são atendidos. “Na verdade não é um projeto só de Campos, é um serviço de vários municípios atendidos pelo consórcio. As ambulâncias não são de Campos, é um projeto regional”, destacou Frederico.
O prefeito Wladimir Garotinho não participou da breve cerimônia de início da operação do serviço, porque está fora da cidade.
A Central de Atendimento do Samu também está situada em Campos e é ela que recebe as ligações através do 192 e após uma breve abordagem encaminha a equipe para o local solicitado. Para se ter uma ideia do número de atendimentos realizados somente em Campos, no mês de abril foram realizados 557 atendimentos, com registro de até 31 em único dia. Já em março, foram 606 atendimentos ao todo.
São João da Barra
Diferente de Campos, o município de São João da Barra não deixou as ambulâncias paradas aguardando a implantação do Samu. Das duas ambulâncias que foram entregues ao município, uma já está sendo utilizada, em Atafona, com recursos próprios da Prefeitura, funcionando com equipe intermediária com condutor, técnico e enfermeiro.
No início de abril, o município passou a contar com a primeira base em Atafona, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 1), que pode ser solicitado pelo 192, 2741-1818 ou 98135-7764, este último também por WhatsApp. O atendimento prioriza sede, Atafona e Grussaí, podendo se estender às demais localidades do município.