
A capivara atropelada na madrugada desta segunda-feira (29), em Campos, e que mobilizou uma verdadeira campanha de socorro nas redes sociais, acabou falecendo durante a noite.
Veterinários da clínica Amor em Dobro, que fizeram os primeiros socorros na capivara, informaram nas redes sociais que foi tomada a decisão de aplicar a eutanásia no animal, que estava com a coluna quebrada.
“Foi feito um raio-x, onde foi constatado que a coluna estava quebrada. Esse animal, por ser selvagem, não tinha condições de se reabilitar. Então foi tomada a decisão de acabar com o sofrimento, aplicando a eutanásia, para proporcionar um descanso digno, já que ela estava sofrendo tanto. Agora estamos vendo o processo de cremação”, afirmou.
Relembre o caso
A capivara foi atropelada por uma viatura da Polícia Militar durante a madrugada desta segunda-feira (29) e não recebeu os socorros necessários. Após uma grande mobilização nas redes sociais, e sem a devida resposta dos órgãos competentes, cerca de três homens foram ao local e capturaram o animal ao longo da tarde. Quando a população buscava respostas, a capivara voltou a aparecer em uma clínica recebendo atendimento.
Os homens que socorreram a capivara a levaram para um local semelhante a uma baia onde ela estava recebendo água e alimentos. Uma dessas pessoas entrou em contato com a clínica Amor em Dobro, que se dispôs a ajudar o animal. Sendo assim, os profissionais da clínica foram ao encontro da capivara, apelidada de Charlotte, onde ela foi resgatada.
Em um vídeo publicado pela clínica Amor em Dobro durante a noite, uma veterinária responsável se manifestou.
“Lá não é clínica para esse tipo de animal. Mas temos que prestar os primeiros socorros. Agora estou aguardando os órgãos competentes para recolherem a capivara no Amor em Dobro e levá-la para seu devido lugar e tratamento”, ressaltou.
Falta de auxílio dos órgãos competentes
Ainda era manhã quando a mobilização das pessoas que passavam pela Rua Prefeito Edgard Machado, no Parque Leopoldina, começou. Diversas pessoas, acompanhadas da imprensa, publicaram vídeos em redes sociais solicitando ajuda dos órgãos competentes para o resgate da capivara.
A equipe do Manchete RJ entrou em contato com a comunicação da Polícia Militar pedindo esclarecimentos sobre o caso, já que foi uma viatura da PM que atropelou, e os policiais não prestaram socorro.
De acordo com o comando do 8º BPM (Campos dos Goytacazes), não houve registro formal nesse sentido até o momento. Mas câmeras de segurança de uma residência registraram o fato.
A Prefeitura de Campos também foi procurada e afirmou que o caso é de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O Inea, por sua vez, afirma que a retirada tem que ser feita pela Guarda Ambiental Municipal.
“O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que cabe à Guarda Ambiental Municipal o resgate e o devido encaminhamento do animal. O instituto já encaminhou a demanda para o ente municipal.”
Com a falta de auxílio dos órgãos competentes, a capivara permaneceu no mesmo local até o momento em que foi socorrida pelos homens.