
Na manhã desta sexta-feira (22), foram lançados em Campos os programas ‘Sala Lilás’ e o ‘DAS’, que terão atendimentos em conjunto entre as polícias Civil e Militar. O evento, que aconteceu na sede do 8º BPM, contou com as presenças de convidados como a delegada Madeleine, Frederico Paes, vice-prefeito de Campos, Tassiana Oliveira, primeira-dama, Juliana Calife, delegada titular da DEAM Campos e o tenente-coronel do 8º BPM Ricardo Alexandre da Cruz Aguiar.
“A implantação da Sala Lilás ela é de extrema importância para a população campista. Por que? Uma vez que a mulher vai à delegacia de atendimento especializado, a DEAM, ela solicita uma medida protetiva. O juiz, se assim definir, ele encaminha essa medida protetiva para a patrulha Maria da Penha que passa a fiscalizar essas mulheres e seus agressores. Só que agora, com essa sala, terá um papel preventivo que eu acho de extrema importância e eu já venho atentando isso, falando sobre isso nas minhas palestras, porque muitas mulheres elas acabam sofrendo violência psicológica e elas não têm coragem de ir à delegacia”, disse Madeleine

A ‘Sala Lilás’ é um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual. Neste local, são impressas as medidas protetivas, relatórios para enviar ao judiciário e são feitos atendimentos não só para quem tem medidas protetivas; é um espaço aberto para todas.
Já a Diretoria de Assistência Social, da PMERJ, tem como objetivo o atendimento e acompanhamento social de policiais militares ativos, inativos, dependentes e pensionistas em situação de vulnerabilidade.
“A criação do polo em Campos vem pra atender os policiais aqui do Norte e Noroeste do Estado. São policiais em questão de vulnerabilidade social, e que precisam de um suporte. São vários projetos da área de assistência social que a corporação oferta aos seus agentes, mas que normalmente acontecia no Rio de Janeiro”, destacou Cruz

A vítima que quiser ser acolhida pelos programas pode se dirigir para o atendimento na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar, em Campos, que fica localizada na rua Tenente Coronel Cardoso.