
O juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal da Comarca da Capital, concedeu liberdade provisória para o estudante de medicina Yuri de Moura Alexandre, acusado de agredir o ator Victor Meyniel, nesta quarta-feira (8).
O caso aconteceu no dia 2 de setembro, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e Yuri estava preso desde então.
A decisão foi tomada após a realização da primeira audiência do caso, na terça-feira (7), quando o pedido de liberdade foi feito pela defesa do estudante de medicina, e teve a concordância da defesa de Meyniel, e do Ministério Público.
O MP opinou que a liberdade fosse concedida mediante aplicação de medidas cautelares, o que foi determinado pelo juiz Itabaiana.
Yuri de Moura Alexandre é réu no caso por lesão corporal, injúria por homofobia e falsa identidade – por ter se apresentado como médico para a polícia.
“Não há mais necessidade da custódia cautelar do réu por conveniência da instrução criminal, haja vista que a instrução criminal se encerrou com a audiência de instrução de ontem (07/11/2023), não mais havendo risco, de o acusado, em liberdade, influenciar de alguma forma nos depoimentos da vítima e das testemunhas”, afirmou o magistrado em sua decisão.
Ele determinou as seguintes medidas cautelares:
– monitoração eletrônica (uso de tornozeleira);
– comparecimento mensal em juízo para justificar suas atividades;
– proibição de manter contato, de qualquer forma, com a vítima Victor Meyniel Rocha e seus familiares;
– recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga;
– proibição de se ausentar do país.
Yuri só deixará a prisão depois que a tornozeleira eletrônica for instalada.
O caso
A agressão aconteceu no dia 2 de setembro, em um prédio em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Após um econtro amoroso entre Victor Meyniel e Yuri, no apartamento do estudantes, os dois discutiram e a ação terminou com as agressões.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, além de espancar Victor Meyniel, Yuri o ofendeu utilizando-se de expressões homofóbicas.
*Com informações do G1
VEJA MAIS
Siga o Manchete RJ no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Rio.