
Foi sancionada pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a Lei de autoria do vereador Igor Pereira, que obriga hospitais, prontos-socorros e unidades básicas de saúde afixarem em quadro informativo, com visibilidade para os pacientes, a escala mensal de trabalho de todos os médicos que trabalham naquela unidade de saúde.
Portanto, conforme consta na publicação da Lei no Diário Oficial, qualquer alteração na escala mensal deve ser informada com imediata afixação de novo quadro informativo. O vereador Igor Pereira, autor da Lei, se posicionou sobre o assunto, alegando que a população poderá cobrar a presença do profissional escalado na unidade de saúde que está recorrendo.
“Continuamos a buscar os meios do cidadão cobrar seus direitos ao poder executivo. Agora, em caso de ausência do profissional médico nas instituições públicas de saúde, o gestor da unidade deve fazer constar no quadro informativo a justificativa legal por sua ausência e o nome do profissional que o substituirá”, explicou.
Vale ressaltar que essa Lei foi sancionada no último dia 11 de outubro. Todavia, na última sexta-feira (20), uma grave denúncia foi apresentada pelos deputados estaduais Rodrigo Amorim, Alan Lopes e Filippe Poubel, revelando uma série de irregularidades, principalmente relacionada à folha de ponto do Hospital Geral de Guarus (HGG).
Na ocasião, um médico que reside na Bahia estaria emprestando seu nome para que outra pessoa trabalhe no hospital campista. Essa alegação foi respaldada por um vídeo apresentado durante a audiência, no qual a diretora clínica da unidade confirma o fato.
Além disso, Poubel apresentou um áudio em que uma diretora solicita a membros de um grupo de aplicativo de mensagens que aqueles que assinaram a folha de ponto adiantada e os que ainda não a assinaram compareçam à unidade para regularizar a situação, a fim de evitar exposição de falhas.
VEJA MAIS
-
Alerj realizará ação em metrô para aproximar a população das leis e os seus direitos
-
Delegado da Polícia Civil do RJ, alvo de operação, é afastado do cargo
Siga o Manchete RJ no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Rio.