
Uma operação envolvendo mil agentes das polícias Civil e Militar acontece nesta segunda-feira (9) no Complexo da Maré e na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio, e na Cidade de Deus, na Zona Oeste. Os alvos, segundo o secretário estadual de Polícia Civil, José Renato Torres, são homens da maior facção criminosa do Rio. Um deles é Juan Breno Malta Ramos Rodrigues, o BMW.
— Essa é nossa expectativa, de capturá-lo com vida para que esclareça ainda mais as circunstâncias de como tiraram as vidas de inocentes, dos médicos (mortos na Barra da Tijuca) — disse Torres , que não divulgou informações sobre o possível paradeiro de BMW, para manter o sigilo da operação.
De acordo com o secretário de Polícia Civil, BMW é o último integrante do chamado “Grupo Sombra” a ser encontrado. Os outros quatro suspeitos de integrarem a quadrilha foram mortos e deixados dentro de dois carros após a execução dos médicos. O secretário de Polícia Civil selecionou os mandados de todos os integrantes da maior facção do Rio, incluindo chefes e demais integrantes.
A operação desta segunda-feira conta com imagens de drones e de câmeras corporais. Além disso, está sendo acompanhada em tempo real no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, região central do Rio. De acordo com o secretário de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho, todos os agentes que atuam na Cidade de Deus estão com o equipamento, assim como os envolvidos no cerco nas comunidades da Maré — nem todos os agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), no entanto, usam as câmeras corporais.
— As unidades especiais têm um cronograma a cumprir, determinado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). No momento, parte da tropa empregada está usando o equipamento — detalhou Marinho.
O caso
Os médicos Marcos de Andrade Corsato, de 62 anos, Perseu Ribeiro Almeida, de 33, Diego Ralf de Souza Bomfim, de 35, e Daniel Sonnewend Proença estavam num quiosque na Avenida Lúcio Costa quando três bandidos armados dispararam 33 tiros contra eles. Marcos e Perseu morreram no local. As equipes de resgate prestaram socorro a Diego, mas ele não conseguiu resistir aos ferimentos. Daniel segue internado num hospital particular.

*Com informações do EXTRA