Wladimir Garotinho (PP), prefeito de Campos que tenta a reeleição, sofreu três derrotas no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), através da 75ª Zona Eleitoral, por propaganda irregular. Ele terá que remover conteúdos das suas redes sociais e também do seu programa que vai ao ar na televisão aberta, além de pagar multa.
A primeira derrota teve a sentença assinada na segunda-feira (30), devido à realização de propaganda eleitoral em bem público. Wladimir terá que excluir o conteúdo de suas redes sociais. “Foi constatado a existência de imagens em propaganda eleitoral no interior de prédios públicos, fato este que não pode ser tolerado eis que causa desequilíbrio na disputa eleitoral”, disse o juíz Marcio Roberto da Costa na sua decisão.
Outra derrota para o prefeito foi em relação a gravações realizadas nas escolas e creches do município com o intuito de fazer campanha. A decisão da justiça apontava que o prefeito estava “aproveitando-se de sua qualidade de atual Chefe do Poder Executivo, para fazer uso da máquina pública em benefício de sua campanha”. Caso ele venha a repetir o ato, pode pagar uma multa de R$10 mil.
O TRE-RJ também condenou, nesta terça-feira (1º) o prefeito ao pagamento de uma multa de R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada negativa. A decisão alegava que uma postagem feita pelo prefeito em maio contra a CPI da Educação configurava um pedido de “não voto” contra a oposição.