
Em uma audiência pública realizada na noite desta sexta-feira (10), na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, a Deputada Federal Luciene Cavalcante, expressou críticas ao prefeito do município por suposto descumprimento do piso nacional do magistério.
Proposta pelo vereador Maicon Cruz, a audiência discutiu a situação salarial dos professores da rede municipal de ensino. Apesar de aprovada pela maioria dos vereadores, a sessão contou com a presença de apenas dois parlamentares, o proponente Maicon Cruz e o vereador Rogério Matoso, fato que chamou atenção e foi comentado pelos profissionais presentes e levado à tribuna por representantes dos sindicatos.
A deputada Luciene Cavalcante, conhecida por sua atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores da educação, destacou a ausência de representantes da Secretaria de Educação do município e de vereadores da base do prefeito Wladimir Garotinho na audiência. Ela afirmou que essa ausência evidencia uma falta de compromisso com a pauta educacional e com o cumprimento das leis vigentes.
Durante o evento, foram apresentados dados e relatos que indicam que o piso nacional do magistério não está sendo respeitado pela administração municipal. A deputada salientou que essa situação pode configurar crime de improbidade administrativa.
A audiência pública trouxe mais uma vez à tona não apenas a preocupação com a remuneração dos profissionais da educação, mas também a necessidade de maior transparência e diálogo entre o poder público e a comunidade educacional.
O vereador Maicon Cruz, assim como a Deputada Federal, Luciene Cavalcante, a Promotora de Justiça, Maristela Naurath, e representantes do SEPE, do Siprosep, da Central dos Trabalhadores, da Federação dos Estudantes e o Movimento de Pedagogos Supervisores, reiteraram a importância de ações concretas para garantir o respeito aos direitos dos educadores e a qualidade do ensino no município de Campos dos Goytacazes.
VEJA MAIS
Siga o Manchete RJ no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Rio.