
O vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), conversou com a equipe do Manchete Noroeste e, sem papas na língua, afirmou que, na primeira oportunidade de ocupar a presidência, irá pautar o projeto de lei da anistia pelo 8 de janeiro. A entrevista ao jornalista Nino Bellieny ocorreu durante o encontro do governador Cláudio Castro com prefeitos do Norte e Noroeste Fluminense, na última sexta-feira (8), em Santo Antônio de Pádua.
“Hoje a gente tem a maioria para pautar a anistia. Já tinha antes quase 300 assinaturas. E também temos a maioria dos líderes que apoiam esses 300 deputados. Eu avisei ao presidente Hugo Motta que, como primeiro vice-presidente da Câmara, se ele não o fizer, no primeiro momento em que eu exercer plenamente a presidência, eu pauto a anistia no mesmo dia”, explicou Altineu.
Uma das possibilidades para que Côrtes assuma plenamente o comando da Câmara seria em viagens internacionais do presidente Hugo Motta. No entanto, o vice-presidente reiterou que acredita que Motta vá pautar o projeto sem necessidade de uma decisão de sua parte.
Vale lembrar que, na última semana, Hugo Motta admitiu que, se a maioria dos líderes partidários quiser pautar o projeto da anistia, respeitará a vontade do colegiado. Segundo Motta, o projeto não foi à pauta antes por decisão de uma maioria que representava mais de 400 deputados, e a oposição voltará a trazer esse tema nas próximas reuniões.