
Uma decisão judicial do juiz Márcio Roberto da Costa, titular da 75ª Zona Eleitoral, determinou a retirada das pesquisas eleitorais do Instituto Paraná e da Real Time Big Data do ar. O magistrado apontou que os levantamentos não apresentaram algumas informações no registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que configura irregularidade.
Em contato com a reportagem do Manchete RJ, quatro candidatos não se mostraram surpresos com a decisão. Procurado pela reportagem, Wladimir Garotinho (PP) não respondeu ao contato.
Delegada Madeleine (União)
“A decisão da Justiça mostra o que venho falando nas últimas semanas: a pesquisa que importa é a do povo. Nas ruas por onde passamos, estamos percebendo o sentimento de esperança da população em ter uma cidade transformada. O prefeito se esconde dentro do quarto, fica falando com um boneco, mas não vai para a rua olhar no olho da população. É um governo baseado em maquiagem e que agora tenta maquiar até o resultado de pesquisa.”
Professor Jefferson (PT)
“Olha, eu quero afirmar que acredito em pesquisas. Mas também afirmo que há pesquisas que são manipuladas, não só eleitorais, inclusive pesquisas científicas. E também tenho clareza de que alguns meios de comunicação usam resultados de interesse do seu editorial para tentar criar factoides na população. Então, o que aconteceu demonstra que, infelizmente, essa prática também ocorre no nosso município. Eu espero que a gente possa não tentar manipular o eleitor, mas trazer a boa notícia e a informação fidedigna. É assim que se faz democracia, sem manipulações.”
Dr. Buchaul (Novo)
“As pesquisas se tornaram um instrumento de campanha. É estupidez acreditar em seus resultados quando as notícias de manipulação são recorrentes.”
Raphael Thuin (PRD)
“Eu acredito muito no segundo turno. Eu tinha certeza de que essas pesquisas eram falsas. Isso é mais uma vergonha. Mais uma vergonha do prefeito Wladimir, no qual ele tenta induzir a população ao erro, a achar que ele está na frente, que ele vencerá no primeiro turno. Isso mostra mais do que claramente que vai haver segundo turno. Se ele está mentindo nas pesquisas e foi provado que ele mentiu nas pesquisas, tanto que a Justiça mandou tirar as duas, isso mostra que nós vamos ter segundo turno e que essa soberba dele, de que já ganhou, vai por água abaixo.”
Além do prefeito Wladimir, os candidatos Fernando Crespo (PRTB) e Fabrício Lírio (Rede) também não responderam ao contato do Manchete RJ.