
Conforme divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (25), a vacina contra a dengue chega à população a partir de fevereiro. Em um primeiro momento, serão contemplados os municípios de grande porte com alta transmissão do vírus nos últimos 10 anos. O público-alvo são crianças e jovens de 10 a 14 anos e o esquema vacinal é de duas doses com intervalos de três meses. A faixa etária concentra um maior número de hospitalizações por conta da doença.
Doze cidades do Estado do Rio de Janeiro vão aplicar vacinas contra a dengue a partir do mês de fevereiro. Todas ficam localizadas na Região Metropolitana. O público-alvo são as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade.
Entre os critérios para a definição das cidades que receberiam as vacinas, de acordo com a secretaria, estão as cidades com mais de 100 mil habitantes e com alta transmissão da doença do tipo 2.
Os 12 municípios da Região Metropolitana que vão receber as doses de vacinas contra a dengue são:
- Belford Roxo;
- Duque de Caxias;
- Itaguaí;
- Japeri;
- Magé;
- Mesquita;
- Nilópolis;
- Nova Iguaçu;
- Queimados;
- Rio de Janeiro;
- São João de Meriti;
- Seropédica.
Em todo o país, são 500 municípios em 16 estados que participarão da imunização.
O Estado do Rio de Janeiro registrou 9.963 casos da doença nas três primeiras semanas de janeiro. O dado representa um crescimento de 587% em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 8 das 9 regiões possuem ocorrências de dengue acima do esperado.
A data do começo da aplicação ainda será informada pela SES. A pasta informou que as cidades foram definidas em conjunto com o Ministério da Saúde e representantes dos municípios.
Ainda não há definição do volume de doses que serão recebidas na primeira remessa.
*Com informações do g1