
Em meio às festividades do Santíssimo Salvador, o padroeiro da cidade, Campos também relembra outro evento marcante desta época: a vandalização da Estátua de Tiradentes. Completando um ano nesta segunda-feira (5), o cenário permanece praticamente inalterado desde aquela fatídica manhã. Uma das poucas diferenças notáveis foi a demolição do prédio do antigo Hotel Flávio, um patrimônio histórico da cidade.
Quem passar neste momento pela praça Batalhão Tiradentes, no Centro, verá a estátua ainda sem a cabeça, sem qualquer reparo feito desde então. Até o momento, não há notícias ou filmagens que identifiquem possíveis criminosos, nem planos para a revitalização da estrutura. Na época, também foi levantada a hipótese de que o incidente não teria sido causado por vandalismo, mas sim por má conservação e falta de manutenção da estrutura. No entanto, sem câmeras de monitoramento, não há como confirmar.
Sem respostas, reparos e cuidados, a data ficará marcada no calendário dos campistas. Já se passou um ano. Teremos outros aniversários deste descaso? A ver os próximos capítulos desta triste cena.