
Uma forte chuva na noite desta quarta-feira (21), que se estendeu para quinta-feira (22), atingiu diferentes regiões do Estado do Rio. Entre as áreas mais afetadas, estão a Baixada e o Sul Fluminense e a Região Serrana. Até então, 3 pessoas morreram, sendo duas em Japeri, e uma em Barra do Piraí.
Japeri
Em Japeri, na Baixada Fluminense, as vítimas estavam dentro de residências quando barreiras caíram. Na localidade de Engenheiro Pedra, um menino identificado como Calebe Jefferson Veloso Costa, de 2 anos, foi encontrado sem vida após parte de um morro desabar. Segundo relatos do avô da vítima, com a queda da estrutura da casa, o clipe do gás acabou quebrou, e o menino acabou aspirou muito gás embaixo do entulho.
Já na localidade da Chacrinha, uma mulher, ainda não identificada, morreu. Ainda não há detalhes sobre a circunstância da morte.
A Prefeitura de Japeri havia contabilizado 5 quedas de barreira, 4 deslizamentos e 7 desabamentos, com 40 desalojados.
Barra do Piraí
Um deslizamento de terra provocado pela chuva atingiu um prédio de três andares em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, na madrugada desta quinta-feira (22). Uma idosa morreu e três pessoas da mesma família estão desaparecidas: pai, mãe e um filho do casal, de aproximadamente um ano. Vizinhos alegam que os desaparecidos estão soterrados.
Os bombeiros seguem no local fazendo buscas na tentativa de salvar mais vítimas. Uma equipe especializada em salvamentos foi enviada do Rio de Janeiro para ajudar no trabalho de resgate.
O prefeito da cidade, Mário Esteves, informou que vai decretar estado de calamidade pública por conta da tragédia provocada pela chuva na cidade. Houve alagamentos em vários pontos da cidade, além de, pelo menos, cinco desabamentos de imóveis ou parte deles.

Ainda durante a madrugada, o asfalto cedeu na BR-393, na altura de Barra do Piraí. A rodovia foi totalmente fechada nos dois sentidos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que uma cratera foi aberta por causa do grande volume de chuva que encharcou o solo.
Região Serrana
A chuva também causos danos na Região Serrana do Rio. As cidades mais atingidas foram Petrópolis e Nova Friburgo.
Em Petrópolis foi registrado um acumulado de 33 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. No bairro Independência, um trecho de uma rua afundou e parte da via foi interditada. Técnicos da Defesa Civil avaliam a necessidade de interdição de três imóveis no local.
Já a Defesa Civil de Nova Friburgo recomendou que os moradores de áreas de riscos procurem lugares seguros para se abrigarem. Seis residências foram interditadas, mas não foram registradas ocorrências no município.
Costa Verde
As cidades de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba estão em estados de alarme, alerta e emergência, respectivamente, devido a força da chuva.
Imagens impressionantes em Nova Iguaçu
Em Nova Iguaçu, o resgate de uma família no meio de uma enxurrada viralizou ainda na noite de quarta-feira.
O auxiliar de logística Marcos Vinícius Vasconcelos, de 20 anos, se arriscou na correnteza para salvar mãe e filhas que estavam em um carro prestes a ser levado pela força da água. Ele voltava para casa.
Imagens do resgate de uma família no meio de uma enxurrada viralizou ainda na noite de quarta-feira. Um jovem de 20 anos, identificado como Marcos Vinícius Vasconcelos, se arriscou na correnteza para salvar mãe e filhas que estavam em um carro prestes a ser levado pela força da água. Ele voltava para casa.