
A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) iniciou na manhã desta sexta-feira (06) uma megatransferência de presos no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. Ao todo, 1.063 detentos mudarão de cadeia.
O motivo da operação é a reforma do Instituto Penal Vicente Piragibe, tradicionalmente destinado a criminosos condenados do Comando Vermelho e onde, no início da semana, a Seap encontrou um túnel para uma fuga em massa.
Durante a transferência, alguns presos tentaram sair da unidade com celular. Até as 8h30, os policiais penais tinham apreendido 66 celulares com os internos.
Esses mil internos vão para o Presídio Muniz Sodré, a cerca de 1 km de distância, mas ainda dentro dos muros do conjunto penal. A transferência estava sendo feita em micro-ônibus.
Logo após a descoberta do túnel, 15 presos foram levados para um presídio de segurança máxima.
A Seap estima que o Vicente Piragibe fique vazio por até 15 dias. A secretaria informou que vai fazer novas obras para reduzir o tamanho das manilhas — o que deve impedir a passagem de uma pessoa — e depois concretá-las. Após a reforma, vão para lá presos de outro perfil.
As celas do Vicente Piragibe tem 55 m² e, entre 8h e 16h, os presos circulam livremente pelo pátio por cumprirem regime semiaberto. Depois desse horário, retornam para as celas. Por conta do túnel, a ida ao pátio e as visitas foram suspensas.
*Com informações do g1