
A secretária estadual de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, anunciou nesta terça-feira (22) que em 15 dias a Seap lançará um edital para aquisição de bloqueadores de celular nos presídios do estado.
“O processo se encontra já em fase de licitação. O edital será publicado na 1ª semana de novembro, em uma licitação por pregão”, declarou.
Nesta terça, a Polícia Civil do RJ deflagrou a Operação 13 Aldeias, contra o Povo de Israel (PVI), facção criminosa formada nos presídios do RJ que se especializou no golpe do falso sequestro. Segundo as investigações, o PVI movimentou R$ 70 milhões obtidos em extorsões em 2 anos, e seus integrantes tinham um arsenal de celulares dentro das cadeias.
“Ficamos uma semana na Secretaria Nacional de Políticas Penais a fim de fazer uma prova de conceito, saber qual a tecnologia que daria para instalar no Complexo de Gericinó e nos demais presídios”, contou.
Desde 2023, a Polícia Penal do RJ apreendeu quase 6 mil celulares de detentos do PVI. Segundo a Seap, em 2023 foram arrecadados 3.792 celulares; este ano, o balanço parcial aponta 2.040 aparelhos retidos. Só nesta terça-feira, a Polícia Penal encontrou 120 telefones.
“Desde 2004, todas as gestões tentam de alguma forma impedir que esses aparelhos funcionem dentro das unidades prisionais. Entretanto, no que a operadora bloqueia o celular do preso, bloqueia também o seu entorno, inclusive o 14º BPM (Bangu)”, explicou Maria Rosa.
*Com informações do G1