
O Santos inaugurou, nesta segunda-feira, 9, a nova estrutura do CT Rei Pelé. O local é voltado para as atividades das categorias de base e do futebol feminino do clube. O centro de treinamento foi reformado após iniciativa de Léo Bastos, ídolo do clube cujo nome foi dado ao novo edifício, e do pai de Neymar, meia santista, que angariou fundos para a obra com parceiros de sua empresa, a NR Sports. O investimento é de cerca de R$ 10 milhões.

Junto com a ModuLight e a Lightwall, a infraestrutura modernizada foi feita em menos de um mês. O projeto iniciou no dia 15 de maio. Com dois andares, o CT conta com seis vestiários (sendo dois deles exclusivos para a arbitragem), auditório, salas para comissões técnicas, departamento médico, fisioterapia, fisiologia, almoxarifado, lavanderias, rouparias e setor administrativo.
O novo local fará uma homenagem ao ex-lateral esquerdo Léo Bastos, que atualmente trabalha nas categorias de base do Santos. O local levará o seu nome, como reconhecimento pelo empenho, já que foi quem iniciou todas as tratativas com Neymar Pai, para alcançar todas as melhorias, sem custos ao Santos. A execução do projeto levou 56 dias.
O campista é um ex-lateral-esquerdo consagrado no futebol brasileiro, especialmente pelo Santos, onde é considerado um dos maiores ídolos da era pós-Pelé. Com duas passagens pelo clube (2000–2005 e 2009–2014), disputou 455 partidas e conquistou títulos importantes como o Campeonato Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e Paulistas. Também atuou no Benfica (2005–2009), onde foi eleito o melhor lateral-esquerdo do campeonato português por três temporadas. Defendeu a Seleção Brasileira entre 2001 e 2005, incluindo a campanha vitoriosa da Copa das Confederações de 2005. O seu primeiro clube foi o Americano, de Campos.
Após a aposentadoria, passou a integrar o Conselho Deliberativo do Santos e segue atuando em projetos ligados ao clube.