
O esquema de segurança montado para o Carnaval 2025 no Rio de Janeiro foi um sucesso, segundo balanço divulgado pelo Governo do Estado. De acordo com o secretário de Segurança, Victor Santos, houve uma redução expressiva nos índices de criminalidade durante os dias de folia, com destaque para a queda de 57% nos furtos a pedestres e 33% nos furtos de celulares.
O secretário atribuiu os resultados positivos ao trabalho estratégico da segurança pública liderado pelo governador Cláudio Castro (PL). “Isso é um número muito significativo para o evento que foi. Nós tivemos mais um dia de carnaval no Rio, o que aumentou a circulação de pessoas no estado”, destacou Victor Santos.
Já o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, revelou que foram registradas 500 ocorrências em delegacias, que operaram em esquema especial para atender a demanda. Durante o período de festas, 12 mil policiais militares atuaram no policiamento ostensivo, e o reforço na segurança seguirá até o Desfile das Campeãs, no sábado (8).
Confira os números da segurança no Carnaval 2025:
Letalidade violenta: queda de 9%
Roubos de rua: queda de 25%
Roubo de veículo: queda de 33%
Roubo de carga: queda de 16%
Furtos a pedestres: queda de 57%
Furto de celular: queda de 33%

Investimento na segurança
O estado recebeu um importante reforço para a modernização da segurança pública. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) devolveu R$ 243 milhões ao Governo do Estado, valor que será investido na expansão do Programa Segurança Presente.
Reconhecido pela sua eficácia na redução da criminalidade, o programa receberá R$ 50 milhões para a aquisição de equipamentos de alta tecnologia, que prometem revolucionar as operações no estado. Entre as inovações estão:
✅ Bases tecnológicas modulares
✅ Câmeras de reconhecimento facial e termais
✅ Drones cabeados com mais de 10 horas de operação
✅ Viaturas elétricas com câmeras 360°
✅ Bicicletas elétricas para patrulhamento ágil
✅ Postes inteligentes, que integram iluminação pública e vigilância