
A Prefeitura de Campos, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), definiu uma rota alternativa para veículos pesados trafeguem pela cidade. A decisão foi tomada após reunião realizada nesta segunda-feira (10), no Gabinete do Prefeito em exercício Frederico Paes, para avaliar o impacto do primeiro dia de vigência da Portaria nº 21/2025, que proíbe a circulação de veículos com mais de quatro eixos na via urbana.
O encontro contou com a presença de representantes do IMTT, da Subsecretaria de Mobilidade, da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Obras e da Procuradoria Geral do Município. Um dos principais problemas analisados foi o fluxo intenso de caminhões na Avenida Arthur Bernardes, provocado pela não liberação da Estrada dos Ceramistas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ).
A Prefeitura decidiu estabelecer um trajeto alternativo e provisório, que seguirá o seguinte percurso:
-BR-101 até a Avenida Arthur Bernardes (Trevo do Índio);
-Estrada do Carvão;
-RJ-238 (Estrada dos Ceramistas);
-RJ-216 (Trevo do Jóquei);
-BR-356 (Avenida Presidente Kennedy) e vice-versa.
Em contato com a reportagem do Manchete RJ, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) informou que solicitou, por meio de ofício, que a Prefeitura de Campos estenda o prazo para que caminhões acima de 4 eixos trafeguem nas vias urbanas da cidade. O DER ainda afirmou que irá reparar todo dano causado na via que está sendo usada como rota alternativa.
*Com informações da Secom