
Natural de Quissamã, no Norte Fluminense, o jovem Kauê foi anunciado oficialmente pelo Porto nesta quarta-feira (30). Aos 20 anos, o volante era promessa da base do Botafogo e assinou contrato válido até junho de 2030.
“Estou muito feliz, é a realização de um sonho estar a vestir a camisa do FC Porto, um dos maiores clubes do mundo. Estou muito feliz e sinto-me preparado para este desafio”, disse o Quissamaense.
O jovem fez sua última partida pelo Botafogo em 22 de maio, na derrota por 1 a 0 para o Capital, em Brasília. Ele deixou o clube em fim de contrato, mas houve um acordo para que o alvinegro mantivesse 50% dos direitos econômicos, conforme publicado pelo ge.
Inicialmente Kauê é integrado ao Porto B, mas seu grande objetivo é chegar ao plantel principal. “Vou dar o meu máximo e quero ajudar o FC Porto em tudo o que for preciso. Um dia quero chegar à equipe A”, completou.
Kauê disputou 30 partidas como profissional do Botafogo, com quatro gols marcados. Ele foi campeão da Libertadores e do Brasileiro no ano histórico de 2024, onde o jovem começou a ter oportunidades no time principal.
Primeiros passos
Kauê é do Sítio Santa Luzia, localidade que pertence ao Complexo Cultural Fazenda Machadinha, terra quilombola e histórica de Quissamã-RJ. Ele fez parte da escolinha de futebol, promovida pela Prefeitura Municipal de Quissamã, onde atuou dos 9 aos 12 anos, quando foi aprovado em peneira pelo Botafogo e passou a integrar as categorias de base do glorioso.
“Ele chegou para treinar comigo aos 9 anos, vindo de Machadinha e já foi titular do sub-13 no Campeonato Macaense, mesmo sendo de categoria inferior. Era o menor do time, franzino, mas desde novo ele tinha visão, foco de ser jogador, não faltava treino. Começou como atacante, depois foi meia, no Botafogo que ele foi virar volante. O Kauê sempre se destacou pela parte técnica, visão de jogo diferente da idade dele, dava pra perceber isso no perfil dele de jogador. É uma alegria muito grande ver um garoto de Quissamã chegar a esse patamar e se tornar profissional de um grande clube do futebol brasileiro”, disse Luciano Cardim, ex-treinador de Kauê na Escolinha de Futebol de Quissamã.