
Um dos maiores entusiastas da Ponte da Integração, o ex-deputado estadual e vereador João Peixoto foi homenageado no evento de lançamento da obra, com a construção recebendo seu nome. Muito querido por onde passou, o ex-parlamentar morreu em 2020, aos 75 anos, vítima da Covid-19.

Antes de ser deputado por seis mandatos na Alerj, João Peixoto foi eleito vereador em 1992, em Campos dos Goytacazes, onde também presidiu a Comissão de Obras da Câmara de Vereadores. Foi ainda secretário municipal da Agricultura em 2006. Como deputado, teve como um dos principais projetos levar o Gás Natural Veicular (GNV) para o Norte do estado. Boa parte do seu eleitorado estava concentrada em cidades como Campos dos Goytacazes e Itaperuna.
Morte por Covid-19
João Peixoto morreu no dia 30 de setembro de 2020, após complicações decorrentes da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 27 de agosto no Hospital Geral Dr. Beda, em Campos dos Goytacazes. No dia 2 de setembro, seu estado de saúde piorou, e ele foi transferido para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI), de onde não saiu mais.
Homenagens na inauguração
“João Peixoto, que se tornou um grande amigo, disse para mim quando me tornei secretário: ‘Faça essa obra, pois é o sonho da minha vida'”, declarou Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj.

Após mais de 40 anos, seu grande sonho de ver a ponte concluída foi realizado. João Alves Peixoto nasceu na cidade de Campos dos Goytacazes no dia 16 de fevereiro de 1945. Ele era casado e pai de três filhos, todos homenageados durante a solenidade de entrega da ponte.